sexta-feira, 4 de dezembro de 2015


Zuckerbergs de Lá e Zuckerbergs de Cá...

É impressionante a falta de sentido crítico da nossa mídia na difusão da notícia da “doação” da fortuna de Zuckerberg à caridade internacional, transmitindo a ideia de um filantropo profundamente generoso, completamente desligado da volúpia do clube dos multimilionários norte-americanos, realizando um sacrifício pessoal por “um mundo melhor”.

Quando se lê com rigor a carta de Zuckerberg, percebemos que doará durante os próximos 45 anos (a doação não é imediata) 99% da sua participação na Facebook (cerca de 45 bilhões de dólares) à fundação Chan-Zuckerberg que pertence à própria família Zuckerberg.


Foi registrada como uma sociedade de responsabilidade limitada, ou seja uma Chan-Zuckerberg Ltda. e não uma fundação caritativa. Este estatuto não obriga Zuckerberg a aplicar o dinheiro em ações caritativas, permitindo-lhe investir em tudo o que quiser, inclusivamente em investimentos lucrativos.

Zuckerberg poderá também transferir para a fundação os lucros da sua participação na Facebook escapando aos impostos, mas ainda mais interessante é a possibilidade da sua família herdar a sua fortuna via fundação sem ser taxada.

Nada disto é novo, a fundação da família de Bill Gates funciona em moldes semelhantes e como já foi denunciado em várias peças de jornalismo de investigação, a sua atividade econômica mais importante é o investimento em fundos e em produtos financeiros. A caridade é uma atividade quase de fachada financiada apenas com os juros e os dividendos da sua fortuna envolvendo quantias bem mais modestas que as transações da fundação de Gates nos mercados financeiros.

Quando vejo estes "filantropos" do Brasil com suas picaretagens do 3.o Setor, no estilo da "boazinha" Madame Senna; a chiquérrima Vilela e alguns outros aqui de Curitiba que prefiro não citar, dá uma certa gana de saber que o Estado Brasileiro é tão impiedoso na hora de tributar os pobres, a classe média e os que se fodem para produzir e empregar pessoas, e é tão leniente e incompetente com os rentistas, os profissionais liberais e demais prestadores de serviços, alguns deles mega afortunados e cidadãos de bem, os beneméritos. Beneméritos charlatães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário